As III Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, realizaram-se nos dias 11 e 12 de outubro de 2018.

Este evento, organizado pela Unidade Coordenadora Funcional (UCF) da Diabetes da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, com o apoio da Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança, reuniu em Macedo de Cavaleiros mais de 200 participantes. Do programa dos dois dias das Jornadas fizeram parte mesas de debate, simpósios e discussão de casos clínicos, tendo sido realçado não só o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no tratamento dos doentes com diabetes, mas também a intervenção levada a cabo ao nível da sensibilização da população, tendo em vista a prevenção desta doença, que afeta cada vez mais pessoas no distrito de Bragança.

No âmbito destas Jornadas, o coordenador da UCF da Diabetes da ULS Nordeste, Dr. Raúl Sousa, apresentou alguns números relativos a esta doença no distrito de Bragança, que afeta, atualmente, 13.367 pessoas, das quais 89% com diabetes tipo 2 e 11% com diabetes tipo 1.

A prevalência de diabetes no distrito situa-se nos 10,15%, ligeiramente superior à média nacional, tendo-se registado um decréscimo de 0,25% relativamente a 2017, fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos profissionais de saúde. Foi ainda referido que é fundamental continuar a trabalhar, tendo em vista a prevenção da doença em todas as faixas etárias.

Entre os temas relevantes em debate destaque para a diabetes tipo 1, a sexualidade na diabetes, a diabetes e risco cardiovascular, a retinopatia diabética e a atividade física na diabetes.

Estas Jornadas, que contaram com a participação de profissionais de saúde de várias áreas e de estudantes das áreas de formação da Saúde, tiveram o total apoio e envolvimento do Conselho de Administração da ULS Nordeste, tendo estado presentes o seu Presidente, Dr. Carlos Vaz, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dr.ª Manuela Santos e o Diretor de Enfermagem, Enf.º Urbano Rodrigues.

Foram ainda apresentadas comunicações orais e pósteres sobre a temática da diabetes, tendo sido atribuídos três prémios em cada uma das categorias.

No final, a Comissão Organizadora, composta pelo Dr. Raúl Sousa, Dr.ª Joana Vicente, Dr.ª Elisa Tomé, Enf.ª Margarida Parra, Enf.ª Júlia Gonçalves e Enf.º Ricardo Ribeiro, agradeceu o apoio e participação de todos neste evento, deixando o repto para que participem nas IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, que irão decorrer nos dias 10 e 11 de outubro de 2019.