As V Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, realizaram-se no 28 dia de outubro de 2022.
Programa das V Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano Descarregar
Cerca de 240 participantes estiveram presentes nas V Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, organizadas pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, com o apoio da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, que decorreram no dia 28 de outubro, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
O evento reuniu especialistas reconhecidos na área da diabetes, que abordaram diversas temáticas relacionadas com esta doença, desde o tratamento, à terapêutica e prevenção.
A primeira mesa, com o tema “Diabetes da Cabeça aos pés”, reuniu palestrantes da ULS do Nordeste, nomeadamente a Dra. Ilda Matos, neurologista, que abordou a temática da diabetes do ponto de vista das complicações neurológicas, o Dr. Jorge Poço, especialista em Medicina Interna, que salientou a intervenção clínica ao nível da diabetes em doentes com AVC, e a enfermeira Natália Ledesma, enfermeira gestora na Unidade de AVC, que enalteceu o papel da enfermagem na área da diabetes em doentes com AVC. Esta mesa foi moderada pela Dra. Miriam Blanco, diretora do Serviço de Medicina Interna na Unidade Hospitalar de Bragança.
Seguiu-se um espaço de apresentação de casos clínicos, de reflexão e de debate, com a tertúlia que reuniu médicos internos das áreas hospitalar e dos Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste. Os casos apresentados pelo Dr. Pedro Simões, Dra. Filipa Rodrigues, Dra. Ana Teresa Rocha, Dra. Ariana Afonso, Dra. Bárbara Alexandre e Dra. Fátima Monteiro foram analisados e comentados pela Dra. Conceição Bacelar, endocrinologista do Porto. O debate foi moderado pelo Dr. Rui Ramos, especialista em Medicina Geral e Familiar na ULS do Nordeste.
A manhã de trabalhos terminou com a sessão de boas vindas aos participantes, na qual estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, Dr. Carlos Vaz, o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Dr. Benjamim Rodrigues, o coordenador da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULS do Nordeste, Dr. Raul Sousa, e a presidente da Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança, Enf.ª Margarida Parra.
Atendendo à elevada prevalência da diabetes, o presidente da ULS do Nordeste enalteceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos profissionais de saúde nesta área, tanto ao nível da prevenção como do tratamento da doença, e realçou ainda a importância destas Jornadas para a atualização de conhecimentos e promoção do debate e da reflexão entre todos os profissionais.
De realçar a presença no evento da diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, da Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dra. Eugénia Madureira, do Enfermeiro Diretor, Enf.º Urbano Rodrigues, e da Assessora da Direção de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, Enf.ª Adelaide Baptista.
À tarde, esteve em destaque a abordagem terapêutica na diabetes, com as intervenções da Dra. Cláudia Nogueira (Endocrinologista no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro) e da Dra. Ana Oliveira (Endocrinologista no Hospital de S. João). Esta mesa foi moderada pela Dra. Elisa Tomé, especialista em Medicina Interna na ULS do Nordeste.
De realçar ainda o simpósio dedicado à diabetes e insuficiência cardíaca, um tema abordado pelo Dr. Paulo Subtil.
Durante os trabalhos, foram igualmente apresentados e premiados os pósteres apresentados no âmbito destas Jornadas, que refletem o trabalho de investigação efetuado na ULS do Nordeste no âmbito da diabetes.
Na sessão de encerramento, a diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, salientou a importância do debate e partilha de conhecimentos ao nível da melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados à população, dando o exemplo da importância da Educação Terapêutica na abordagem dos portadores de diabetes.
Por sua vez, o coordenador da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, Dr. Raul Sousa, realçou a pertinência de reforçar a formação na área da diabetes e de promover o debate sobre este tema para os diferentes grupos de profissionais com intervenção nesta área, assegurando a continuação deste evento com a realização das VI Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano no próximo ano.